sábado, 14 de agosto de 2010

O sucesso na comunicação

Postado por Unknown às 00:48

Quanto mais objetiva e baseada em critérios imparciais for a mensagem, melhor será a resposta obtida!
Nos comunicamos de diversas formas: através de palavras, olhares, gestos,etc. Até mesmo quando não fazemos nada estamos nos comunicando através da não comunicação.
Existe um pressuposto muito utilizado na Programação Neurolinguística : O resultado da comunicação é de responsabilidade do emissor, um outro ponto não menos importante  é o entendimento de como o receptor recebe as mensagens, o qual é nossso ponto de reflexão.

Existem três canais principais: auditivo, visual e cinestésico. Pessoas auditivas recebem melhor as mensagens faladas, percebem ruídos inaudíveis e adoram música. Já pessoas visuais se comunicam melhor através de imagens, gostam de paisagens bonitas e se preocupam muito com beleza. Os cinestésicos são movidos a sentimentos e sensações. Emocionam-se facilmente e sentem a vida.
Se você entender como a outra parte recebe as mensagens, pode usar uma linguagem adequada a ela.
Se você vai transmitir uma emnsagem à pessoas visuais, é fundamental que se tenha à mão um material mostrando tudo que é conversado. O ideal mesmo é usar um datashow com as propostas. Tudo bempreparado, visualmente bonito e colorido. Se vai transmitir uma emnsagem para um cinestésico, é
importante colocar a emoção e sensação do resultado da comunicação.
Diferenças de percepção acontecem quando cada parte vê o processo apenas do seu ponto de vista. Como podemos resolver isso? Faça o exercício de se colocar em diferentes posições perceptivas. Experimente se colocar realmente no lugar da outra parte chamamos de 2ª posição O que você faria no lugar dele(a)? Que idéias teria? Como você se comportaria? Experimente agora representar essa pessoa como se você fosse um ator. Entre em cena e atue da melhor forma possível. Se você conseguir entrar de verdade no papel, vai ter diversos “insights” e eu garanto que tudo vai mudar na comunicação.

O que fica de lição com tudo isso?
Se você souber administrar o estimulo das emoções,você poderá colher ótimos frutos, por exemplo você pode tornar uma simples apresentação em uma magnífica e empolgante peça de oratória, podendo gerar mudanças de atitudes e comportamentos. Fica a dica!

0 comentários:

Postar um comentário

 

ELA HOJE Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare