sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Linguagem corporativa

Postado por Unknown às 21:52
                                

Dominar os termos técnicos da profissão é visto como um processo natural e necessário no meio corporativo. O profissional deve se preocupar em trazer estes termos para o segmento que atua , pois é importante conhecer para não passar vergonha ou parecer um profissional desatualizado.
Alguém que trabalhe no mercado financeiro terá um vocabulário diferente de alguém que trabalha em qualidade ou marketing, por exemplo. O profissional tem obrigação de dominar os termos relacionados à sua área, em especial aqueles em outros idiomas.


Mas ele não deve obrigatoriamente usá-los quando isso não for necessário. O objetivo da comunicação não é falar difícil ou falar bonito, mas fazer com que a mensagem seja compreendida pelas pessoas, portanto o profissional deve avaliar as circunstâncias e o público de sua comunicação. Lembre-se da matéria publicada anteriormente: Persuasão e Retórica!
Os termos devem ter a função apenas de simplificar a comunicação entre pares, porque às vezes um termo breve, técnico ou em outro idioma, substitui toda uma sentença, contanto que o outro entenda.
Muitos profissionais acham que ao tornar sua linguagem rebuscada e cheia de termos estrangeiros, agregará status à sua comunicação e mostrará que são entendidos no assunto.Geralmente é o contrário que sucede.
Portanto, quem fala difícil não é quem sabe mais. Quem fala de modo simples e direto demonstra poder de síntese e capacidade de comunicação. É o que todos deveriam buscar.







0 comentários:

Postar um comentário

 

ELA HOJE Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare