quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Marketing de guerrilha

Postado por Unknown às 20:07

A Marca Tiger, para promover as suas novas sapatilhas "Onitsuka" colocou nas ruas de Londres uma Vending Machine
De acordo com a Wikpédia "O termo marketing de guerrilha vem da guerrilha bélica, ou seja, é um tipo de guerra não convencional no qual a principal estratégia é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros."
No ponto de vista empresarial, traduz-se na técnica de comunicação que permite às pequenas e médias empresas fazerem ações com um impacto significativo para a conquista de terreno.
A vantagem dessa técnica de comunicação é que ela é  facilmente alastrada pelo buzz, que é algo incontrolável, de boca em boca, quem viu vai contar e aqueles que não virão também ficarão a saber.

Por princípio, as ferramentas de Marketing de Guerrilha são utilizadas por empresas menores com o objetivo de combater grandes concorrentes ou simplesmente sobreviverem, é utilizado de maneiras não convencionais para executar suas atividades de marketing e com pequenos orçamentos.
Na atual sociedade saturada de comunicação, grandes empresas começam a utilizar o Marketing de Guerrilha, para atingirem seus públicos-alvo e trazerem atitude para suas marcas.
O marketing de guerrilha é uma das técnicas de propaganda que cada vez mais ganha destaque. Com custos mais baixos do que os da propaganda tradicional, o objetivo é mostrar sua marca gerando eventos que possam ganhar espaço nos noticiários ou atrair a atenção direta do público alvo sem pagar espaços publicitários nas mídias tradicionais como rádio, televisão, jornais e revistas.
Distribuir brindes em locais freqüentados por seu público alvo, criar pequenos eventos para divertir e surpreender os futuros consumidores é infinitamente mais barato do que 30 segundos em horário nobre. Nas novas técnicas, a criatividade, ousadia, inteligência e planejamento são mais importantes que o dinheiro.
O grande segredo do Marketing de Guerrilha é que a ação não pode parecer propaganda e deve surpreender e intrigar.
Quem não se lembra do desabamento da obra do Metrô em São Paulo e apareceram várias modelos distribuindo RED BULL para as pessoas que estavam trabalhando no resgate de vítimas; os meios de comunicação não esperam que aconteça e quando acontece já foi transmitido em rede nacional.

A propósito: você gosta dos posts do ElaHoje?  Então divulgue para seus amigos.
Não gosta? Então divulgue aos seus inimigos.
O importante é divulgar!
Dica de leitura: “Guerrilla Marketing for the New Millenium” http://www.guerrillamarketingforthenewmillennium.com/

2 comentários:

Gilberto de Paula on 17 de setembro de 2010 às 19:06 disse...

Muito bom Marcela! Muito objetiva e clara na sua mensagem! Marketing de Guerrilha sem sombra de dúvidas FOI, É, E SEMPRE SERÁ a melhor maneira de conquistar e fidelizar clientes com o mínimo de investimento! BOCA-A-BOCA SALVA VIDAS....E GRANDES EMPRESAS!!!

Recomendarei a todos o seu blog!

Parabéns

Gilberto de Paula

muralha de bronze on 20 de setembro de 2010 às 10:48 disse...

Apesar da engenhosidade do marketing que nos surpreende a cada dia com suas estratégias perspicazes e linguagens criativas, só encontramos esse tipo de aplicação quase que exclusivamente no mercado consumista, essa selva capitalista em que vivemos, onde cada um cuida de sí, seja ele 'CPF' ou 'CNPJ'. Bom seria mesmo é se o nosso governo se utilizasse disso pesadamente para campanhas de conscientização na área da saúde, segurança pública e tudo o que envolve o bem estar da nossa ingênua e financeiramente abusada sociedade. Mas não vale em vésperas de eleição onde gastam demais nos Dudas Mendonças da vida, ou melhor, nos Ben's Self's, o primeiro já está antiquado.

Marcela, isso sim é um comentário jornalístico e que não dá dinheiro nenhum... hahaha. No máximo dá um tempero diferente para o teu blog. Quer um conselho? Comunicação Corporativa dá mais lucro. hahaha

bjs e sucesso para a mulher contemporânea!

Silas Magela

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