quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Resiliência e mundo corporativo

Postado por Unknown às 19:00 0 comentários

A palavra resiliência não é comum no dia-a-dia de muitas pessoas. Essa palavra foi empregada pela primeira vez em 1807 pelo cientista inglês Thomas Young.Para a física resiliência é a capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido pressão.
Aplicada ao mundo das organizações, basicamente diz de uma característica do ser humano representando sua capacidade ou habilidade em lidar com pressões, imprevistos e situações difíceis, mantendo a sua forma original, sua essência, sem prejudicar sua saúde física nem seu equilíbrio emocional. Fácil?
Esse comportamento varia muito de pessoa para pessoa, quem possui essa habilidade ou comportamento possui menor risco de contrair doenças, pois desenvolve a capacidade de recuperar-se e moldar-se novamente a cada obstáculo.
A ausência desse comportamento pode trazer conseqüências sérias à saúde, dentre elas, o stress.
De acordo com o consultor organizacional Eduardo Carmello,  autor do livro "Resiliência - A transformação como ferramenta para construir empresas de valor", da Editora Gente resiliência é a capacidade de:

  • Promover as mudanças necessárias para atingir seus objetivos e os da empresa;
  •  Manter as competências e habilidades, mesmo diante das adversidades;
  • Antecipar crises, prever adversidades e se preparar para elas;
  • Ter firmeza de propósito e manter a integridade.
"O profissional resiliente tem três principais características: ele é antenado no mercado e detecta os sinais de oportunidades, frente a mudanças ou adversidades, sem ficar só olhando para o lado ruim da situação; ele consegue entregar o que promete; e ele é capaz de promover mudanças estratégicas e entender seu valor", afirma Carmello.

Cada vez mais a resiliência será uma qualidade a ser incorporada ao comportamento humano como condição de vida e de trabalho satisfatórios.
 

ELA HOJE Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare