quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Grandes empresas investem na blogosfera

Postado por Unknown às 20:00 0 comentários

As empresas brasileiras estão descobrindo uma ferramenta importante de comunicação: os blogs. Existem blogs de todos os tipos, desde os que visam a melhorar a comunicação interna aos que procuram fortalecer o relacionamento entre empresa e clientes.
Para tanto a empresa deve ter certeza de que o autor do blog é seu melhor porta-voz e orientá-lo sobre o quê e como dizer, seguindo as diretrizes de comunicação da companhia.
Vivemos um momento em que os consumidores querem interagir e dialogar com as empresas, a proposta do blog é trazer para o leitor as novidades da empresa, dicas sobre o uso de seus produtos e serviços, além de informações relevantes ao leitor.
O blog corporativo torna-se um relevante veículo de comunicação com o mercado, um canal de ouvidoria para com os stakholders  e uma eficiente ferramenta de governança corporativa. Através dele é possível repensar alguns processos, tornando-os mais eficientes e menos conflitantes com a percepção dos clientes e stakholders em geral.
O uso de blogs com a finalidade de gerenciar crises ainda é raro no Brasil. “No exterior, já vi isso acontecer algumas vezes”, observa Fábio Cipriani, autor do livro ‘Blog corporativo’. Um caso ilustrativo, relatado por Fábio em sua obra, aconteceu em 2004, nos Estados Unidos, quando alguém descobriu que era possível abrir o cadeado de bicicleta da marca americana Kryptonite com uma caneta BIC. A informação se espalhou pelos blogs e ganhou até vídeo no YouTube. A crise, deflagrada na rede, levou a principal executiva da empresa a começar a ‘blogar’ em defesa da marca. “Depois, a companhia criou um blog oficial para melhor lidar com a blogosfera”, conta Fábio.
É muito importante que as corporações estejam prontas para monitorar a internet e dialogar com blogs e comunidades como parte de uma comunicação eficiente e transparente com todos os públicos,para tanto, deve incluir o gerenciamento de crise em seu plano.


 

ELA HOJE Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare