quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Marketing de guerrilha

Postado por Unknown às 20:07 2 comentários

A Marca Tiger, para promover as suas novas sapatilhas "Onitsuka" colocou nas ruas de Londres uma Vending Machine
De acordo com a Wikpédia "O termo marketing de guerrilha vem da guerrilha bélica, ou seja, é um tipo de guerra não convencional no qual a principal estratégia é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros."
No ponto de vista empresarial, traduz-se na técnica de comunicação que permite às pequenas e médias empresas fazerem ações com um impacto significativo para a conquista de terreno.
A vantagem dessa técnica de comunicação é que ela é  facilmente alastrada pelo buzz, que é algo incontrolável, de boca em boca, quem viu vai contar e aqueles que não virão também ficarão a saber.

Por princípio, as ferramentas de Marketing de Guerrilha são utilizadas por empresas menores com o objetivo de combater grandes concorrentes ou simplesmente sobreviverem, é utilizado de maneiras não convencionais para executar suas atividades de marketing e com pequenos orçamentos.
Na atual sociedade saturada de comunicação, grandes empresas começam a utilizar o Marketing de Guerrilha, para atingirem seus públicos-alvo e trazerem atitude para suas marcas.
O marketing de guerrilha é uma das técnicas de propaganda que cada vez mais ganha destaque. Com custos mais baixos do que os da propaganda tradicional, o objetivo é mostrar sua marca gerando eventos que possam ganhar espaço nos noticiários ou atrair a atenção direta do público alvo sem pagar espaços publicitários nas mídias tradicionais como rádio, televisão, jornais e revistas.
Distribuir brindes em locais freqüentados por seu público alvo, criar pequenos eventos para divertir e surpreender os futuros consumidores é infinitamente mais barato do que 30 segundos em horário nobre. Nas novas técnicas, a criatividade, ousadia, inteligência e planejamento são mais importantes que o dinheiro.
O grande segredo do Marketing de Guerrilha é que a ação não pode parecer propaganda e deve surpreender e intrigar.
Quem não se lembra do desabamento da obra do Metrô em São Paulo e apareceram várias modelos distribuindo RED BULL para as pessoas que estavam trabalhando no resgate de vítimas; os meios de comunicação não esperam que aconteça e quando acontece já foi transmitido em rede nacional.

A propósito: você gosta dos posts do ElaHoje?  Então divulgue para seus amigos.
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O importante é divulgar!
Dica de leitura: “Guerrilla Marketing for the New Millenium” http://www.guerrillamarketingforthenewmillennium.com/
 

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