domingo, 19 de setembro de 2010

Inteligência Competitiva

Postado por Unknown às 10:30 0 comentários

IC ou Inteligência competitiva é um programa sistemático de coleta e análise da informação sobre atividades dos concorrentes e tendências gerais dos negócios, visando atingir as metas da empresa, conforme definição de Larry Kahaner, membro da SCIP – Society of Competitive Intelligence Professionals -http://www.scip.org/-.
Em “A Estratégia do Oceano Azul”, W.Chan Kim e Renée Mauborgne comentam: “Nossas pesquisas confirmam que não existem empresas excelentes para sempre, da mesma maneira que não há setores excelentes o tempo todo. Conforme constatamos em nossa própria trajetória acidentada, todos nós, como as empresas, fazemos coisas inteligentes e coisas não tão inteligentes.
Inteligência Competitiva é um componente muito importante do conhecimento. Ao analisar -se criticamente e também seus concorrentes, a inteligência competitiva permite a  antecipação de futuras direções e tendências do mercado, ao invés de meramente reagir a elas.
No Brasil, a Inteligência competiviva nas empresas é nomeada de diferentes formas: Inteligência de Mercado, Serviços de Marketing, Pesquisa e IC, entre outros, o crescente interesse pelo tema, mostra o crescimento da importância da análise da concorrência no Brasil, pois poucas empresas ainda em nosso país contratam profissionais para se dedicarem exclusivamente  a isso.
O crescimento de uma empresa de forma segura e duradoura, passa cada vez mais pela análise do mercado de atuação, de seus concorrentes e acima de tudo de seus clientes e consumidores.
 

ELA HOJE Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare