quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O que é competência?

Postado por Unknown às 22:23 0 comentários
Competência, uma palavra que implica em vários desdobramentos e nos traz diversas analises. Muitas pessoas dizem ter, mas será que elas conhecem seu verdadeiro sentido? 
Competência é uma palavra do senso comum, utilizada para designar uma pessoa qualificada para realizar alguma coisa.
O dicionário Webster (1981, p. 63) define competência, na língua inglesa como: “qualidade ou estado de ser funcionalmente adequado ou ter suficiente conhecimento, julgamento, habilidades ou força para uma determinada tarefa”. Esta definição, bastante genérica, menciona dois pontos principais ligados à competência: conhecimento e tarefa. O dicionário de língua portuguesa Aurélio enfatiza, em sua definição, aspectos semelhantes: capacidade para resolver qualquer assunto, aptidão, idoneidade e introduz outro: capacidade legal para julgar pleito.
muitas pessoas se julgam competentes, porque acham que têm conhecimento a cerca de determinado assunto, quanto na verdade estão equivocadas por falta de conhecimento do todo que essa palavra traz consigo.
A noção de competência está associada a verbos como: saber agir, mobilizar recursos, integrar saberes múltiplos e complexos, saber aprender, saber engajar-se, assumir responsabilidades, ter visão estratégica. Do lado da organização, as competências devem agregar valor econômico para a organização e
valor social para o indivíduo.
O mundo globalizado encontra-se em constante processo de transformação, o que exige das organizações e de seus profissionais rapidez e flexibilidade para se adaptar às mudanças, mas competência é fundamental, não esqueçam disso!
 

ELA HOJE Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare