segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Profissão: Mãe, mulher, dona de casa e profissional

Postado por Ela Hoje às 22:54
Reações: 

ElaHoje, é uma mulher versatil, multifacetada, tem uma nova postura, mais forte e exigente. Atualmente, maternidade e trabalho profissional são expressões que costumam colidir. É um dos grandes dilemas de nosso tempo, a dura opção entre a maternidade e a carreira.
Há excelentes profissionais que não são bons pais, e pais dedicados que não são bons profissionais. São enormes as dores do parto para a mãe que trabalha, é forte a cobrança, pública e privada, para cuidar do filho e do emprego ao mesmo tempo e de igual maneira, algo que não vemos ser cobrado dos homens.
Quem mais mudou na sociedade moderna foi a mulher. A mulher, esposa e mãe, hoje é também empregada. Casa mais tarde, reduz o número de filhos, para terem maior independência econômica e inserção maior na sociedade. É um bem? Ás mulheres são mais felizes? Muitas sim; pelo menos têm uma vida menos sacrificada e monótona. O desafio está em harmonizar as diferentes tarefas.
Para mim, a felicidade de uma pessoa depende da harmonização entre o êxito profissional e o familiar.
Hoje a profissão, escolhida livremente, é, para muitos, fonte de grandes satisfações. Dia a dia, torna-se mais um serviço técnico, do que uma tarefa física, pesada e monótona. É libertação e independência, sobretudo para a mulher. Eu me encaixo perfeitamente nesse pad'~ao de mulher, não consigo me ver apenas como dona de casa. Há quem goste, mas não eu!

Um pouco mais de cultura:
Obra Opting Out?: Why Women Really Quit Careers and Head Home (“Opção?: Por que as mulheres desistem de suas carreiras e voltam para casa”), Pamela Stone, professora de sociologia da City University of New York. Depois de mergulhar na vida de 54 mulheres bem-sucedidas que abandonaram a carreira, conclui que a decisão não indica uma retomada de valores tradicionais, mas sim a inexistência de alternativas. É o trabalho, afirma ela, que se mantém tradicional, incapaz de apresentar opções para que as mães permaneçam na ativa.

1 comentários:

Pé Mimado on 24 de novembro de 2010 20:08 disse...

Muito legal esse post. Hoje, são várias as tarefas da mulher. Podemos dizer que é uma "profissão multifacetada"...rs! Além de ser esposa, amante, mãe, profissional e dona de casa... a mulher tem que estar sempre linda e disposta para enfrentar as barreiras do dia a dia e, ainda, dar muito colo e cafunés.

Beijos, Silvia.

Postar um comentário

 

ELA HOJE Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare